Dados Princiais

Mediugórie - Dados Principais
 

Localização


Ver Mapa Ampliado

O nome Mediugórie é de origem eslava e significa uma região entre duas montanhas. O vilarejo de  Mediugórie está situado na Bósnia e Herzegovina, continente Europeu, a 137 km da cidade de Split, na Croácia, e a 17km fronteira com a desse país. A Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro.

Padroeiro

São Tiago – Festa dia 25 de julho.

Língua oficial

Croata. O idioma já não é mais barreira. Por causa do grande número  de peregrinos do mundo inteiro, os habitantes de Mediugórie conseguem se comunicar em qualquer idioma e, em casos extremos, pela linguagem universal dos sinais. Para melhor compreensão, a Paróquia de Mediugórie oferece aos peregrinos um pequeno rádio com sintonia em FM e fone de ouvido, possibilitando ouvir na própria língua as traduções das celebrações e palestras do Santuário.

Moeda oficial

Marco conversível, porém aceitam outras moedas estrangeiras, principalmente o Euro.

População

No início das Aparições, o povo de Mediugórie levava uma vida modesta.Em seus pequenos lotes de terra plantavam tabaco e parreiras, legumes, plantas frutíferas e criavam ovelhas e porcos. Por falta de emprego na região, a maioria dos homens saía para trabalhar em outros países, notadamente na Alemanha.

 

A Bósnia e Herzegovina é habitada por católicos (croatas), ortodoxos (sérvios) e muçulmanos (bósnios). Mediugórie é habitada somente por croatas. Este vilarejo e mais outras 4 aldeias formam a Paróquia de Mediugórie, dedicada a São Tiago, dirigida pelos frades franciscanos menores, instalados nessa região desde o século XVI.

Hidrografia

Mar Adriático.

Relevo

Apresenta território montanhoso nos Alpes Dináricos, circundado pelas planícies férteis dos rios Neretva, Sava, Drina e Una.

Clima

Continental, com influências mediterrânicas nas áreas mais próximas da costa do mar Adriático. Clima começa a esfriar em Outubro. Dezembro, Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios. O Clima melhora a partir de Março. O clima mais agradável ocorre nos meses de Junho e Setembro. Julho e Agosto costumam apresentar temperaturas muito altas.

História

Durante todo o tempo da ocupação turca (1463 a 1878), os franciscanos foram os únicos que atendiam às necessidades espirituais dos católicos croatas na Bósnia e Herzegovina.

 

A guerra sangrenta, que se prolongou de 1991 a 1995 na ex-Iugoslávia, não atingiu Mediugórie. Essa guerra foi causada pela busca de independência das 6 repúblicas (Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Monte Negro, Sérvia e Macedônia) que integravam a ex-Iugoslávia, sob o regime comunista.

Iniciar conversa
Como posso te ajudar? 😊
Servos da Rainha
Agradecemos o seu contato! 🤗

Eu me chamo Viviane.
Como posso te ajudar? 😊