Já está em Mediugórie o enviado especial do Papa Francisco, Dom Henryk Hoser, arcebispo de Varsóvia-Praga.

Dom Henryk Hoser chegou acompanhado pelo Provincial dos Franciscanos da Herzegovina, Frei Miljenko Steko e recebido pelo Pároco local, Frei Marinko Šakota, numerosos sacerdotes, freiras, paroquianos e um grande número de peregrinos de Mediugórie. Todos acolheram com grande emoção e aplausos o Enviado Especial do Papa. Dom Henryk Hoser celebrou na igreja Paroquial de São Tiago. Em breves palavras, disse que Nossa Senhora é também Rainha da Polônia e convidou todos a acolherem Nossa Senhora como Rainha de sua vida, dirigindo-se, em seguida, para o escritório paroquial.

O Arcebispo polonês, de Varsóvia-Prega, Dom Henryk Hoser, foi nomeado em Fevereiro deste ano, pelo Papa Francisco, para uma missão puramente pastoral em Mediugórie. Ele não vai tratar da autenticidade ou não das aparições.

Na segunda-feira, dia 27, de março, ele iniciou sua missão em Saraievo, Capital da Bósnia-Herzegovina, País onde se situa Mediugórie. Depois de alguns dias na Capital, onde se encontrou com Núncio na Bósnia-Herzegovina, Dom Luigi Pezzuto, com o Cardeal de Saraievo, Dom Vinko Puljic, com os bispos da Conferência Episcopal da Bósnia-Herzegovina, com o Bispo do Ordinariato Militar, com o Bisbo de Mostar, onde está localizada Mediugórie, Dom Ratko Peric, e com o Provincial franciscano da Herzegovina, Frei Miljenko Steko.

Em Mediugórie, o enviado especial do Papa se hospeda na antiga Casa Paroquial do Frades Franciscanos, ao lado da Igreja do Santuário, dedicada a São Tiago Maior.

Os padres franciscanos, os habitantes e os peregrinos de Mediugórie estão muitos contentes com a chegada do Arcepispo polonês.

Ao término de sua missão, que deverá ser entre maio e junho deste ano, o Arcebispo Dom Henryk Hoser vai elaborar um relatório para a Santa Sé, que sugerirá, se necessário, uma forma de cuidado pastoral para os peregrinos em Mediugórie.

Antes de viajar para cumprir esta missão que lhe foi confiada pelo Papa Francisco, ele falou numa entrevista:

Vão ao Santuário de Mediugórie, anualmente, cerca de dois milhões e meio de peregrinos de todo o mundo. Não se pode negar: um enorme número de pessoas peregrinam a Mediugórie e é inquestionável o benefício espiritual recebido por eles naquela local, algo que não pode ser evitado ou permanecer em silêncio. Se a devoção mariana floresceu em Mediugóire, e muitos vão lá, o Santuário deve continuar acolhendo peregrinos. Nossa Senhora pode ser venerada em qualquer parte, mas especialmente naqueles lugares onde a devoção frutifica – concluiu Dom Henryk Hoser.

Iniciar conversa
Como posso te ajudar? 😊
Servos da Rainha
Agradecemos o seu contato! 🤗

Eu me chamo Viviane.
Como posso te ajudar? 😊