A celebração da Festa da Exaltação da Santa Cruz em Mediugórie, este ano, será realizada no próximo domingo, 10 de setembro.

No Calendário Litúrgico, esta Festa é celebrada no dia 14 de setembro. Em Mediugórie, no entanto, por concessão especial, e por tradição, celebra-se a Festa no primeiro Domingo após 8 de setembro (Natividade de Nossa Senhora).

Neste Domingo, a solene Celebração Eucarística será celebrada no alto da montanha da Cruz (Križevac), às 11h, presidida por Frei Antônio Šakota, vigário da Paróquia de São Pedro e Paulo, em Mostar.

Na igreja paroquial de São Tiago, as Santas Missas em língua croata serão celebradas às 7h, 8h, 12h e 18h, enquanto nas capelas não haverá Missas neste domingo.

A Cruz do Križevac foi construída em 1933/1934, na comemoração do Ano Santo da Redenção. Apesar da pobreza dos habitantes de Mediugórie, naquela época, os paroquianos foram encorajados pelo então pároco Frei Bernardin Smoljan.

Aquela Cruz é belo monumento de concreto. No ponto de encontro entre os dois braços, foram encrustadas algumas relíquias da Cruz de Cristo, recebidas de Roma. A primeira Missa ao pé da Cruz foi celebrada em 16 de março de 1934. Essa também foi a data em que a montanha mudou seu nome de Šipovac para Križevac.

Em setembro de 1935, o então Bispo Dom Alojzije Mišić decretou que em Mediugórie a Festa da Exaltação da Cruz fosse celebrada no Domingo após a Festa da Natividade de Nossa Senhora e que a Santa Missa “para a povo”, naquele dia, fosse celebrada precisamente no alto Križevac.

A celebração desse dia tinha, normalmente, a participação dos paroquianos e amigos de países vizinhos, porém, a partir de 1981, início das Aparições, participam daquela Santa Missa peregrinos do mundo inteiro.

Obs.: Normalmente escrevemos os nomes próprios de maior ocorrência, na nossa fonética, como são pronunciados na língua croata: Mediugórie, Miriana, Maria, Mariana, etc. pois a pessoa que se arriscasse a pronunciar estes nomes grafados na língua croata, sem conhecer esse idioma, com toda a certeza emitiria uma pronúncia muito estranha: Medjugorje ou Međugorje, Mirjana, Marija, Marjana. Fazendo assim, desejamos prestar um auxílio a que, de maneira zelosa, se pronunciem corretamente esses nomes na língua falada por Nossa Senhora em Suas comunicações conosco por tanto tempo.

Fonte: http://www.medjugorje.hr/

 

Iniciar conversa
Como posso te ajudar? 😊
Servos da Rainha
Agradecemos o seu contato! 🤗

Eu me chamo Viviane.
Como posso te ajudar? 😊